Imprensa | Releases

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOloGIA E DE CIRURGIA VASCULAR OFERECE EXAMES GRATUITOS NO BEM ESTAR GLOBAL

Cirurgiões vasculares vão realizar exame de Ecodoppler para identificar aneurisma de aorta e obstrução de carótida

No dia 30 de novembro, a população de Cuiabá (MT) terá acesso à realização gratuita do exame de Ecodoppler para diagnóstico de aneurisma de aorta, dilatação anormal dessa artéria, e obstrução da carótida, responsável por levar sangue ao cérebro. O serviço será oferecido pela Sociedade Brasileia de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) na Tenda Vascular durante o Bem Estar Global, promovido pela TV Globo e Sesi, das 7h às 12h, no Parque das Águas (Av. Hermina Torquarto da Silva - Centro Político Administrativo). A previsão é realizar 300 atendimentos.

“A maioria dos aneurismas de aorta abdominal é assintomática e detectada de forma ocasional durante exame clínico detalhado ou em exames de diagnóstico por imagem, por isso a importância do acesso ao médico especialista e ao Ecodoppler”, explica o cirurgião vascular Dr. Paulo Isao Sassaki Neto, presidente da SBACV-MT. O aneurisma é definido como uma dilatação focal e permanente da artéria, com aumento de pelo menos 50% do diâmetro normal do vaso. A doença causa a morte de cerca 175 mil pessoas no mundo, sendo que sua ruptura representa 80% dos casos.

Já a doença carotídea é caracterizada pela obstrução da artéria carótida, assim o sangue não chega ao cérebro, ocasionando um acidente vascular cerebral. Com o exame clínico e a ajuda do Ecodoppler é possível diagnosticar precocemente e prevenir esse evento, pois ao se diagnosticar alguma obstrução o paciente é encaminhando para tratamento. No Brasil, segundo o Datasus, o AVC é a principal causa de morte entre as doenças cardiovasculares.

ara o presidente da SBACV Nacional, Dr. Roberto Sacilotto, participar do Bem Estar Global é muito importante. “É a oitava edição de que participamos este ano. Já atendemos a mais de duas mil pessoas. Atividades como essa contribuem para difundir o papel da nossa especialidade junto ao público e são um importante alerta de prevenção de doenças do sistema circulatório.”

O atendimento será realizado por médicos especialistas em Angiologia e Cirurgia Vascular da SBACV.

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Vithal Comunicação Integrada

Bruna Franco [email protected] (21)9-8556-7840 /9-8764-4838
Aline Thomaz [email protected] (21)9-9846-1967 /9-8880-3245