IMPRENSA | SBACV Acontece

SBACV PREPARA Nova campanha em defesa da especialidade

A gestão Biênio 2018-2019 está desenvolvendo uma nova frente de atividades em defesa da especialidade e planeja a segunda etapa da campanha de Segurança na Escleroterapia, reforçando o chamamento à conscientização a respeito da importância de tratar vasinhos e varizes com um médico especialista vascular. Nesta nova edição, a meta inclui ampliar a presença digital da SBACV em veículos online de grande abrangência nacional e também nas mídias sociais, alertando a população sobre o tema. A campanha deverá ser lançada em abril.

Defesa Profissional
Na primeira etapa, em junho de 2018, além da atuação na esfera da comunicação, buscando dar publicidade à Segurança na Escleroterapia, a Sociedade lançou um canal exclusivo para o associado, com link no site contendo as informações para envio de denúncias. O endereço foi amplamente divulgado nos canais oficiais da SBACV e em grupos de interação. Houve manifestações de todos os estados. Cada associado denunciante recebeu um número de protocolo, copiado ao presidente de Regional correspondente para acompanhamento.

Na sequência, foi aberto processo interno e iniciado o procedimento de apuração. Nesse sentido, a SBACV enviou ofício individual para cada denunciado, solicitando informações sobre as práticas denunciadas e alertando sobre os riscos de procedimentos realizados por profissionais não-médicos.
 
“O trabalho inclui diferentes etapas e requer análise cada a caso. No início deste primeiro trimestre, fechamos o balanço parcial das queixas registradas. Do total, até o momento aproximadamente 35% dos notificados via AR informaram que não realizam mais escleroterapia ou nunca realizaram; perto de 15% alegaram que um médico acompanha ou faz o procedimento; quase 50% alegaram que atuam com base nas normas do Conselho ao qual estão vinculados. Ainda há notificações que não retornaram ou endereços não localizados. Solicitamos auxílio dos associados, visto que estão mais perto dos locais ou profissionais a serem averiguados.  Prosseguimos com o compromisso de dar respostas efetivas aos associados, compartilhando do interesse em frear o exercício de atividades da nossa área de atuação por não médicos. Nos aproximar do associado e dar voz a ele é um valor assumido deste o início da nossa gestão", finaliza o Presidente da SBACV, Dr. Roberto Sacilotto.