176 visualizações

A Associação Médica Brasileira (AMB) publicou, na tarde desta quarta (21), resolução normativa com a aprovação do aumento de porte de procedimentos vasculares.

No início da atual Gestão da SBACV, em das reuniões da AMB, a Diretoria da Nacional conheceu a experiência bem-sucedida da Ortopedia para elevação de porte de procedimentos. A partir daí, estabeleceu contato permanente com o Dr. Carlos Jasmim, atual presidente de Defesa Profissional da AMB. Em fevereiro deste ano, o trabalho da Ortopedia foi apresentado no 2° Encontro de Presidentes, no Rio de Janeiro.

“Dr. Jasmin nos introduziu na metodologia para solicitar a revisão de porte e foi um grande orientador”, afirma o Diretor de Defesa Profissional da SBACV, Dr. Francesco Botelho.

Em julho, foi realizada nova reunião na AMB. A Diretoria de Defesa Profissional da SBACV oficializou a demanda por aumento de porte de 35 procedimentos vasculares, seguindo as metas do Plano Estratégico da Gestão Biênio 2018-2019 e entregou o documento à Dra. Miyuki Goto, Médica Assessora da Diretoria de Defesa Profissional da AMB e quem realiza a análise técnica de viabilidade de solicitações dessa natureza.

Em 03 de outubro, o diretor de Defesa Profissional, Dr. Francesco Botelho; o Diretor de Publicações, Dr. Julio Peclat; e o Secretário Geral, Dr. Marcelo Matielo, estiveram na Sede da AMB, onde participaram da Reunião da Câmara Técnica da CBHPM, cuja pauta contemplava o comunicado geral sobre a CBHPM 2018 e porte de procedimentos;  exclusão/inclusão, conforme planilha já apresentada à Câmara Técnica; e revisão dos Portes dos Procedimentos seguindo a sistemática de pontuação. A SBACV realizou uma apresentação didática, com alta expectativa de atendimento aos pleitos.

“Receber a notícia da aprovação nos deixa muito felizes. Esse foi um trabalho de construção desde o início da gestão, orientado pelo Presidente Sacilotto. Atuamos na Comissão de Defesa Profissional, nas Câmaras de Órtese e Prótese e de Defesa Profissional da AMB, com participações muito produtivas. A SBACV é reconhecida como ativa nesse processo”, acrescenta Dr. Francesco Botelho.

Ele enfatiza que isso vai resultar no ganho significativo da remuneração dos associados. Principalmente, em cirurgias de maior complexidade.

“Se o associado observar, esse valor quase triplicou. Então, temos uma vitória extraordinária. Vamos continuar na defesa da elevação de novos itens. Isso não é um pacote fixo. Agora, a Diretoria da SBACV já conhece a metodologia e os caminhos. A relação da SBACV com a AMB se aprofunda cada vez mais e o resultado disso é o ganho do associado”, conclui Dr. Francesco.

O Presidente da SBACV, Dr, Roberto Sacilotto, felicita os profissionais envolvidos nesse trabalho. Em especial, aos Drs. Francesco e Grudtner, que atuam com incansável dedicação. “A próxima etapa é exigir que as operadoras nos remunerem respeitando integralmente a CBHPM. Estou otimista que com o novo governo e a atuação da AMB junto com o Ministério da Saúde, possamos implementar esse aumento significativo dos portes. Parabéns e nossos agradecimentos em nome dos associados e da Diretoria”, conclui.
 
 

Compartilhar
Ir para o Topo