376 visualizações
 Confira as declarações dos presidentes: 

Dr. Paulo Ricardo Vasconcelos, Presidente da SBACV-PE
“Em nosso estado, há Residência Médica em Cirurgia Vascular em 8 hospitais, que reúnem 30 Residentes; e há 03 Hospitais com Residência em Endovascular, com 6 Residentes. Que perfazem aproximadamente 150 leitos e 60 pacientes internados nas emergências. Aproximadamente 100 profissionais vasculares trabalham na rede pública. Temos serviço de emergência 24h nos Hospitais da Restauração e  Getúlio Vargas.

Atualmente, a SBACV-PE reúne 150 associados, possui sede própria, secretária, sala de reunião e auditório com material audiovisual.

Na atual gestão, temos intensificado o foco na atuação científica. Já realizamos oito reuniões científicas com os Serviços de Residência e outras oito para os associados, com a presença de convidados de outros Estados. Consideramos de fundamental importância a aproximação com os estudantes de medicina. Nesse sentido, a Liga Acadêmica Cardiovascular da cidade de Petrolina recebe nosso apoio e é convidada a participar dos nossos eventos.

A agenda de atividades da Regional-PE inclui o Encontro Pernambucano, o Angiovale (interiorização da Regional) e participação em eventos da Nacional, como o projeto Circulando Saúde.

Outra prioridade é a defesa profissional. Realizamos uma campanha de esclarecimento à população sobre profissionais não médicos atuando no tratamento de varizes, com outdoors e entrevistas em rádio e Tv e apoiamos as iniciativas da Nacional.

A comunicação tem sido uma forte aliada. Temos canais de mídias, que utilizamos para postagens diversas, inclusive com informações de esclarecimento sobre as patologias vasculares mais frequentes.

O WhatsApp, a exemplo da Nacional, é a principal ferramenta de comunicação célere com os nossos associados. É importante na disseminação das notícias e na mobilização dos nossos profissionais. A interação que temos nos grupos da SBACV Nacional também é imprescindível para manter os nossos vasculares atualizados a respeito de propostas, projetos e necessidades relacionadas à especialidade.

No que se refere à valorização profissional, mantemos uma Comissão Permanente de Honorários Médicos, que participa da Câmara Técnica de Honorários, e tem uma convivência harmoniosa com as Entidades Médicas e as Operadoras de Saúde.

Realizamos o VIII Congresso Brasileiro de Ecografia Vascular e estamos organizando o 43° CBACV, que será realizado entre os dias 8 e 12 de outubro. Convidamos a todos .”

Dr. Marden Rodrigues Spindola, Presidente da SBACV-AL
“A SBACV-AL reúne 45 vasculares, possui sede própria e desenvolve uma agenda de reuniões científicas sistemáticas para maior aproximação com os associados.

Nossos projetos e linhas de atuação seguem as diretrizes da Nacional, com foco na melhoria dos honorários médicos, na defesa contra a invasão da especialidade e na divulgação a respeito da nossa área de atuação. A nossa diretoria de defesa profissional vem trabalhando nessas frentes.

Na questão do aprimoramento científico, a atual gestão tem buscado parcerias para reuniões mensais. Incentivando o envolvimento dos associados nas questões da especialidade e a maior participação na rotina da Regional, a diretoria tem solicitado sugestões de temas e recebido excelentes contribuições dos vasculares.

Consideramos também muito importante a divulgação da especialidade para a população, pois contribui para levar ao público leigo o papel da nossa especialidade.

A comunicação com os pares é outra área fundamental. O WhatsApp é uma ferramenta espetacular no mundo de hoje, permitindo discussões em grupos e o compartilhamento de informações, bem como o esclarecimento de dúvidas e a ampliação do diálogo com os associados. Assim como a Nacional, temos utilizado esse canal para maior aproximação com os nossos vasculares.”

Compartilhar
Ir para o Topo