Artigos

CREMES PARA TRATAMENTO DE VARIZES NÃO FUNCIONAM !

SBACV ORIENTA
 

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes, ou seja, incapazes de exercerem sua função maior, que é o retorno de sangue ao coração. As varizes se localizam abaixo de pele, no tecido celular subcutâneo ou em regiões mais profundas, como músculos.

As telangectasias são pequenos vasos que ficam na pele, de cor rosa ou roxa, e podem ser muito numerosas e causam um aspecto não muito agradável, principalmente em peles claras. Estas telangectasias respondem bem ao tratamento de escleroterapia química, que é a administração de um medicamento dentro do vaso afetado para ocasionar  sua eliminação, e/ou a utilização do laser, que é um método físico. 

A pele é o maior órgão do corpo humano. Entre as inúmeras funções que exerce, uma das mais importantes é a proteção para que bactérias e micro-organismos não entrem em nossa circulação. 

Cremes para tratamento de varizes infelizmente não funcionam, pois não conseguem ultrapassar a pele e agir na parede do vaso.

Existem cremes que funcionam como maquiagem e são usados para disfarçar ou cobrir estes pequenos vasos para a pessoa ir a uma festa com um vestido mais curto ou usando uma bermuda. Saem logo após o banho. Existem outros cremes que devem ser prescritos por médicos vasculares, para dar alívio e conforto, mas não curam e nem diminuem as veias doentes. 

Muito do que se vê na mídia, infelizmente, não funciona tão bem como se apresenta. Na dúvida, faça a sua parte tomando atitudes saudáveis que só dependem de você e deixe os cremes para serem prescritos por quem entende, se for o caso. Não utilize nenhum medicamento, seja via oral ou tópicos sem prescrição médica. Temos uma grande tendência de buscar tratamentos mágicos, que prometem resultados excepcionais sem esforço pessoal. Não existe tratamento mágico, existe tratamento médico, e este sempre está associado a um comprometimento do paciente com sua saúde e seguir as orientações de um Angiologista/Cirurgião Vascular para dar estas orientações.