321 visualizações

Encontro foi realizado para defender o paciente diabético

A Diretoria da SBACV esteve no Senado Federal, em Brasília, no dia 30 de novembro, para audiência pública sobre o paciente diabético, presidida pelo senador Edson Lobão. Representantes de cinco entidades médicas relataram a situação do paciente diabético no SUS e sugeriram mudanças. Foi proposta a criação de centros brasileiros multiprofissionais para prevenção e tratamento do diabetes.

Além da SBACV, as entidades participantes foram: o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). O senador Ronaldo Caiado também participou do debate.


Representantes das cinco entidades médicas que participaram da audiência pública

De acordo com o Presidente da SBACV, Dr. Ivanésio Merlo, a audiência foi muito receptiva “A partir de agora será criada uma Comissão de Saúde para tratar do assunto no Senado Federal”, disse.

O Diretor Científico da SBACV, Dr. Roberto Sacilotto, apresentou a questão aos parlamentares sob a ótica do vascular. “Foi um evento extremamente proveitoso no sentido de demonstrar aos senadores as várias complicações do paciente diabético”, afirmou. Dr. Sacilotto explicou que ficou estabelecida a criação de Centros de Tratamento do Diabético que teria a função de coordenar ações preventivas às complicações do diabetes e orientar os municípios quanto ao atendimento desses doentes.

Também estiverem presentes em nome da SBACV o Vice-Presidente, Dr. Marcelo Moraes, o Diretor de Defesa Profissional, Dr. Francesco Botelho, o Presidente da Regional de Minas Gerais, Dr. Daniel Mendes Pinto, e o representante da Comissão para o programa de atenção global ao pé diabético, Dr. Eliud Garcia.

Sociedades médicas com o presidente da sessão, senador Edson Lobão (ao centro)

Compartilhar
Ir para o Topo