IMPRENSA | SBACV Acontece

CIRCULANDO SAÚDE EM SÃO LUÍS 

Nos próximos dias 09 e 10 de maio, São Luís sediará pela segunda vez uma edição do Projeto Criculando Saúde. Uma iniciatva da SBACV Nacional, com apoio da Farmoquímica e atuação direta da Regional-MA. O atendimento será no Hospital Universitário da UFMA – Unidade Presidente Dutra, das 8 às 17 horas. Ao todo, serão distribuídas 800 senhas no local. Desse total, 400 no primeiro dia e 400 no segundo.
 
Médicos angiologistas e cirurgiões vasculares da Regional e residentes realizarão atendimento gratuito à população, distribuirão material informativo e prestarão orientações a respeito das principais doenças venosas e arteriais periféricas, destacando os fatores de risco e formas de prevenção. A ação social é especialmente voltada para pacientes com problemas de má circulação nas pernas e pés, varizes, dores, feridas, desconforto e inchaço. 

O Circulando Saúde busca diminuir a espera por atendimentos, alertar a população a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção, cuidados e a importância de realizar o tratamento com um médico especialista.

O presidente da SBACV, Dr. Roberto Sacilotto, destaca que o Projeto tem contribuído para diminuição da espera por atendimento com um angiologista ou cirurgião vascular. “Com o apoio integral das nossas Regionais, temos levado oportunidade a quem mais precisa, o que ajuda a difundir a nossa área de atuação junto ao público e conscientiza sobre medidas de prevenção, como a prática regular de atividades físicas, dieta balanceada, controle do peso, do nível de açúcar e alimentação saudável. No ano passado, o Projeto passou por quatro cidades, somando quase dois mil atendimentos. Este ano, já realizamos a ação em Maceió e no Rio de Janeiro.”

O chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HU-UFMA, Dr. Sebastião Brito, enfatiza: “este ano a equipe está focada na ampliação do número de atendimentos. Além de orientação, quem for atendido receberá medicamento e encaminhamento para cirurgia, caso precise.