IMPRENSA | SBACV Acontece

tabelas e informações úteis no site

Os códigos da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) 2018 que os angiologistas, cirurgiões vasculares e angiorradiologistas usam estão disponíveis no site da SBACV. Ao abrir www.sbacv.org.br, o usuário deve clicar no ícone “tabelas e informações úteis”, tendo acesso ao conteúdo em pdf. A CBHPM reúne os procedimentos nos campos diagnóstico e terapêutico e apresenta os portes de acordo com a complexidade, tecnologia e técnicas, a partir de estudos de entidades médicas brasileiras e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo – FIP.
 
Além dos códigos da CBHPM, o associado pode acessar o modelo de Termo de consentimento livre e esclarecido, que se constitui em importante respaldo a respeito das medidas terapêuticas, uma vez que apresenta justificativas, objetivos esperados, benefícios, possíveis riscos, efeitos colaterais e complicações, duração, cuidados, assim como outros aspectos específicos inerentes à realização de determinado procedimento médico. Um documento que busca o consentimento livre e a decisão segura do paciente, conforme a Recomendação CFM n? 1/2016.
 
“Temos alimentado sistematicamente o site da Nacional, buscando facilitar a prática diária dos associados. O site é uma importante ferramenta para acompanhar as atividades desenvolvidas pela gestão e se informar sobre cursos, exames e eventos”, destaca o Secretário Geral, Dr. Marcelo Matielo.

Ainda na aba de “tabelas e informações úteis”, o associado pode acessar as aulas e discussões do I Meeting SBACV; o parecer jurídico “Emissão de opinião legal sobre remuneração de sobreaviso médico”; a tabela Tuss, que padroniza os códigos e nomenclaturas dos procedimentos médicos, com base na última edição da CBHPM; a lista de materiais sugeridos/pertinentes para procedimentos vasculares; e as máscaras de procedimentos vasculares e endovasculares AMB-SBACV.