308 visualizações

 

Os presidentes Breno Caiafa (SBACV-RJ), e Nelson Bacega (SBACV-SC), atuam na aproximação com os associados como uma das alternativas para fortalecer a especialidade
 

Breno Caiafa (SBACV-RJ): “Logo que a nova diretoria da SBACV-RJ tomou posse, iniciou um trabalho de estímulo ao profissional Vascular, para conscientizá-lo que vale a pena ser sócio e intensificou as discussões de diretrizes, protocolos e critérios em procedimentos, serviços e honorários médicos, buscando facilitar a atuação dos sócios e a vida dos pacientes. A Regional tem intensificado as discussões com a Nacional, a AMB, o CREMERJ e o CFM a respeito de honorários, com destaque para o Rol do Rio de Janeiro, um importante referencial para a Vascular. 

Na área de Defesa Profissional, iniciou em abril uma campanha nas mídias sociais e no site, alertando a população e os profissionais sobre os riscos do tratamento de varizes com não médicos. Ação que terá desdobramentos. Em breve, serão realizadas intervenções urbanas e abordagens de conscientização em praças.

O Estado do Rio de Janeiro carece de ações mais efetivas para redução das enormes filas do sistema de regulação para consultas em Cirurgia Vascular. A atenção secundária é praticamente inexistente. A Regional tem concentrando esforços para sensibilizar as autoridades em relação à alta prevalência e gravidade das doenças vasculares, defendendo a participação ativa da especialidade na formulação de políticas públicas que envolvam tratamentos. A falta de assistência adequada resulta em agravamento de quadros de saúde.”

Em maio foi lançado um importante projeto para tratamento de varizes no SUS, que consiste em realizar o mapeamento de como estão distribuídos os Angiologistas e os Cirurgiões Vasculares pela rede municipal de hospitais, com o objetivo de otimizar o atendimento à população, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. O trabalho inclui o desenvolvimento de projetos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para atender a algumas patologias vasculares, como o pé diabético, varizes e pacientes com dificuldade de acesso vascular.

 

Nelson Bacega (SBACV-SC): “A realidade de Santa Catarina é bem parecida com a e outros estados do país no que se refere à invasão da área de atuação Vascular por não médicos e ao achatamento dos valores para procedimentos, especialmente, os remunerados pelos convênios.

A atual gestão defende que o fortalecimento da especialidade é uma alternativa importante no processo de Defesa Profissional. A SBACV-SC possui pouco mais de cem associados. Visando à ampliação desse quadro, a atual diretoria vem realizando um trabalho de estímulo aos novos Vasculares para que participem ativamente das atividades da Regional.

Com diálogo permanente e um apelo especial aos profissionais, a SBACV-SC tem efetuado gestões junto aos vasculares recém-formados e/ou vindos de outros estados para que contribuam nas discussões sobre valorização e melhoria da remuneração da especialidade, como também na ampliação do progresso científico regional.

No Estado de Santa Catarina, os municípios fora da Capital registram falta de credenciamento de serviços de alta complexidade Vascular. Poucos funcionam a contento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Aproximadamente dois terços em todo o Estado. Embora haja três boas residências médicas em Cirurgia Vascular e Endovascular, com grupo técnico muito forte e completo, basicamente, a concentração de serviços da especialidade está no litoral e em áreas próximas.”

 

Compartilhar
Ir para o Topo