323 visualizações

O médico Marcelo Quintão (SBACV-ES), 35 anos, concluiu a especialização em Cirurgia Vascular no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, em 2014. Três anos depois, aceitou convite de um amigo para participar de um projeto social no sertão nordestino, onde apenas 15% da população tem acesso a serviços de saúde, conforme dados do IBGE (2015).

“Foi um desafio. O nível de informação é precário. As famílias, de modo geral, moram em locais de difícil acesso onde falta tudo. Há muitos casos de alcoolismo, hipertensão, diabetes e problemas circulatórios nas localidades percorridas. Ouvi muitas queixas de dores nas pernas, vi casos de varizes importantes e pés diabéticos sem qualquer tratamento anterior. A especialização em Cirurgia Vascular me ajudou muito nesse trabalho. Por ser uma área completa, fez toda a diferença no diagnóstico e encaminhamento de portadores de enfermidades ligadas à nossa área”, relata.

Atualmente, o projeto do qual Marcelo Quintão participou leva atendimento a 45 comunidades de Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Barreiras, na Bahia; e Exu, em Pernambuco. Só em 2017, 9.400 pessoas foram atendidas. Os voluntários atuam em quatro frentes: saúde (medicina e odontologia), educação, esportes e cursos para geração de emprego e renda

 
Compartilhar
Ir para o Topo