190 visualizações
Você já faz parte da inteligência coletiva vascular?
 
Há cinco anos, os cirurgiões vasculares Dr. Walter Jr. Boim de Araujo, Dr. Filipe Carlos Caron e Dr. Fabiano Luiz Erzinger decidiram criar um grupo no Facebook chamado Fórum Vascular. Eles nem imaginavam que naquele momento estava sendo criado um dos maiores espaços online de discussão de casos clínicos e artigos científicos da área no país. O grupo já reúne 2.675 médicos. Desse total, aproximadamente 95% são cirurgiões vasculares.
Após dois anos no Facebook, os médicos vislumbraram as possibilidades de maior interação em um grupo no WhatsApp e assim levaram o Fórum para o celular. Foi preciso criar três grupos devido ao limite do aplicativo de 256 pessoas. Por ter a possibilidade de reunir mais pessoas, os médicos criaram o mesmo grupo no Telegram, para que possa reunir os mais de 700 especialistas.
“A filosofia é: ‘ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa’, já que frente ao grande desenvolvimento do conhecimento o qual estamos vivenciando existem muitas informações geradas de forma muito rápida. Assim, há colegas vasculares que muitas vezes têm dificuldades de participar de eventos ou não têm a possibilidade de fazer estágios em centros de referência, e o Fórum está auxiliando esses cirurgiões vasculares e possibilitando a troca de conhecimentos para tomada de decisões. Uma dinâmica que ajuda nos encaminhamentos dos casos mais complexos”, conta o cirurgião vascular Dr. Fabiano Luiz Erzinger.
Dr. Erzinger explica que todos os participantes opinam sobre os casos, baseados em suas próprias experiências, que são constantemente confrontadas com os dados da literatura médica. “Isso contribui para o aprimoramento do conhecimento”, afirma. Para o especialista, a possibilidade de realização de videoconferências com maior interação é um dos quesitos que podem ser aprimorados este ano
 
 
Compartilhar
Ir para o Topo